segunda-feira, 1 de junho de 2009

INTERVENÇÃO DO ENGENHEIRO CLÍNICO NA ARQUITETURA E ENGENHARIA HOSPITALAR

Este trabalho é resultado do curso de Pós Graduação em Engenharia Clínica, realizado em 2005/2006, pela Fundação Faculdade de Ciências Médicas de Porto Alegre e Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre.

A atuação dos engenheiros clínicos nos Estabelecimentos Assistenciais de Saúde - EAS vem ocorrendo há muito tempo, no entanto, só com as pressões normativas legais e até acidentes relacionados a equipamentos médicos e instalações estes profissionais ganharam maior visibilidade nos dias atuais. Esta atuação vem sido fortalecida, pela visão mais moderna de um segmento médico que acredita nesta intervenção.
Entendemos também que o engenheiro clínico não deva unicamente se ater ao gerenciamento de tecnologia sem agregar a seus conhecimentos uma visão geral do complexo hospitalar tornando-se um elo de ligação entre os usuários e integrantes da gestão da saúde.
Segundo Lúcio Flávio Magalhães atualmente a engenharia clínica é feita somente em nível de especialização, mestrado e doutorado a rigor dizemos que a engenharia clínica é uma especialização da engenharia biomédica. No início o programa era oferecido somente a engenheiros, mas, hoje já é oferecido a vários profissionais da área tecnológica tais como: arquitetos e físicos.
O engenheiro clínico deve ter como base o conhecimento da Resolução da Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária número 50 – RDC N° 50 – de 21 de fevereiro de 2002, que normatiza projetos físicos de estabelecimentos assistenciais de saúde.
No entanto não basta ao Engenheiro Clínico o conhecimento da RDC 50, sendo também importante o domínio da legislação vigente nos municípios (SMOV, Corpo de Bombeiros, Vigilância Sanitária Etc...) bem como, àquelas dos Estados e da União. Atualmente assume papel de destaque o atendimento à questão AMBIENTAL.
A abordagem deste tema consubstancia-se pela atividade prática vivenciada pelos autores deste trabalho, posto que ambos participaram, recentemente, da constituição de um estabelecimento de saúde. Atuação esta desde o acompanhamento da edificação do prédio, até o seu completo aparelhamento.
Não houve a participação de um engenheiro clínico na equipe multidisciplinar.
Trazer elementos práticos desta experiência passou a ser a “vontade” dos autores deste trabalho.
Buscaremos reunir as múltiplas atividades que podem e devem ser desenvolvidas pelo Engenheiro Clínico, de tal forma a esclarecer a relevância de sua atuação neste processo.
Não nos propomos ao robustecimento específico do Engenheiro Clínico dentro do organograma funcional, mas por outro lado atestarmos que a sua ausência poderá trazer prejuízos significativos de ordem física-financeira ao processo.

O objetivo primordial deste trabalho é o de trazer elementos dos processos hospitalares, desde a sua construção física (edificação) até a instalação dos equipamentos e sua efetiva operação, vinculando-os ao profissional habilitado para a promoção dos referidos eventos. É também objetivo deste trabalho apresentar dados para o planejamento e implantação de um estabelecimento de saúde através de normas vigentes tendo como base a visão do profissional de engenharia clínica como meio de interligação e apoio aos demais profissionais envolvidos.

4 comentários:

  1. Como consigo teu email? Sou engenheiro civil e tenho interesse nesse pós e gostaria de tirar algumas duvidas sobre o curso. Por favor se puder me encaminhar seu email, te agradeço.

    joaogabriel_martins@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  2. Massa o blog enh! Gostei da postagem,
    Trabalho com Engenharia Clinica e seu blog meu deu umas novas idéias.

    Meu e-mail é: nucleoengenharia@santarita.org.br

    Meu blog é:

    departamentodeengenhariaclinica.blogspot.com

    Valeu!

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Muito bom seu blog... tem justamente as informações que faltam pela rede..rsrs Quais os requisitos para se tornar um Engenheiro Clínico? Estou na minha fase de estudos, e me interessei muito pela área.
    Meu e-mail é lucasrlf@gmail.com
    Se você puder me enviar algumas informações sobre "o caminho que deve ser trilhado" e sobre a profissão no geral fico muito agradecido. Um abraço!

    ResponderExcluir